5 dicas para você investir no Tesouro Direto
06/08/2017
Entendendo o Mercado de Ações
07/08/2017

Entenda o Mercado de Ações – Mercado à Vista

Mercado à Vista é a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações, com liquidação física e financeira projetada para D+3.

Principais conceitos

Day Trade: compra e venda da mesma quantidade de uma mesma ação, no mesmo pregão.

After Market: horário de negociação de ações no período noturno, após o horário regular, de forma eletrônica. A totalidade de ordens enviadas tem um limite de R$ 100.000,00 por investidor e os preços das ordens enviadas nesse período não poderão exceder à variação máxima positiva ou negativa de 2% em relação ao preço de fechamento do pregão diurno.

 

Os principais tipos de Ação

Ordinárias Normativas

As ações ordinárias nominativas oferecem aos seus acionistas direitos na distribuição de resultados econômicos e o poder de voto nas assembleias deliberativas da companhia.

Preferenciais normativas

As ações preferenciais oferecem prioridade na distribuição de resultados ou no reembolso do capital, em caso de liquidação da companhia, não concedendo o direito de voto, ou restringindo-o.

Direitos e Proventos

São benefícios aos acionistas, promovidos pelas empresas, como proventos (dividendos, bonificações) ou como direito de preferência na aquisição de ações (subscrição).

Dividendos

É um valor representativo de parte dos lucros da empresa, distribuído em dinheiro por ação possuída aos acionistas por ocasião do encerramento do exercício social. Legalmente, a empresa deve distribuir aos acionistas no mínimo 25% do seu lucro líquido do exercício.

Juros sobre o Capital

É uma distribuição de lucros da empresa, paga em dinheiro aos seus os acionistas.

Bonificação

É quando novas ações são emitidas e distribuídas gratuitamente aos acionistas, na proporção da quantidade de ações que já possuem, de acordo com o aumento de capital realizado por incorporação de reservas, lucros acumulados ou da reavaliação do ativo.

Direito de Subscrição

quando uma empresa deseja aumentar o seu capital social, e concede aos seus acionistas o direito de preferência na compra das novas ações, na quantidade proporcional às já possuídas.

Negociação

Para investir em Ações negociadas na BM&FBOVESPA é necessário inicialmente abrir uma conta na corretora.

As ordens de compra e venda de Ações poderão ser enviadas através do Home Broker, por Plataformas Operacionais profissionais ou pela Mesa de Operações.

Riscos

O mercado à vista pode ser um tipo de poupança muito vantajoso, porém trata-se de um ativo de renda variável e assim sendo é considerado de risco. Por isso, antes de investir neste mercado, é importante avaliar qual a sua tolerância ao risco e se aprofundar na avaliação dos ativos que tem interesse.

Quer aprender mais sobre como investir em ações? Confira o Curso Investidor de Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!