Como Começar a Investir em Ações
09/08/2017
Chuck Norris Aplicado na Bolsa de Valores
15/08/2017

Come Cotas dos Fundos de Investimento

1. O que é o come-cotas ?

O come-cotas confunde vários investidores, uma vez que no extrato dos fundos assemelha-se bastante a um recolhimento. Na realidade, o come-cotas é o arrecadação semestral do Imposto de Renda (IR) acessório sobre os rendimentos adquiridos nas aplicações em fundos de investimento com agrupamento tributária de Prolongado Tempo e Limitado Tempo.

No caso dos fundos de investimento em ações , não há come-cotas e o 14IR é  apenas no momento em que o investidor resgata o dinheiro.

2. em qual momento momento em que acontece o come-cotas ?

O abrigo do IR por intermédio do come-cotas acontece a cada 6 meses, no último dia util dos meses de maio e novembro de cada ano.

3. Quais as alíquotas do come-cotas ?

Para os fundos de Investimento de longo prazo,  a porcentagem do come-cotas é 15% e para os Acervo de curto prazo, a porcentagem é de 20%.

4. Quais são as alíquotas de IR nos fundos de investimento ?

A tributação dos cotistas depende do tempo de conservação de cada aplicação no fundo e possui as seguintes alíquotas no alforria das cotas : Alíquotas de Acervo classificados como curto prazo:

  • 22,5% em aplicações que permanecem por até 180 dias
  • 20,0% em aplicações que permanecem 181 dias ou mais

Alíquotas de Acervo classificados como longo prazo: 22,5% em aplicações que permanecem por até 180 dias

  • 20,0% em aplicações que permanecem de 181 dias a 360 dias
  • 17,5% em aplicações que permanecem de 361 dias a 720 dias
  • 15,0% em aplicações que permanecem por 721 dias ou mais

Alíquotas de Fundo de investimento em ações:

  • 15,0% em quaisquer aplicações, altivamente do tempo

5. Como funciona o come-cotas ?

A rentabilidade obtida em fundos de investimento está sujeita ao IR agarrado na fonte. Todos os dias, o administrador do fundo apura quanto foi o recebido cobiçoso de cada investidor e produz uma abastança de IR em sua conta. É como se fosse uma acúmulo para pagamento do seu IR. É por causa disso que o seu consequência pode ser mostrado de duas comportamento: consequência abrupto (completo) e consequência líquido (consequência depois de abate da abastança de IR). O consequência líquido é quanto dinheiro você com efeito possui disponível.

No momento em que você pede um  resgate, a abastança de IR vai direto para a Prescrição Federal. A cada 6 meses, em maio e novembro, são aplicadas as mais baixos alíquotas da cadastro regressiva de IR de cada forma de fundo sobre o capacidade adquirido pelo investidor. A diferença desses percentuais com aqueles da cadastro regressiva que explicamos acima é provisionada como um valor complementar a pagar (diferença de porcentagem). Vale advertir que, depois de completados 2 anos da aplicação, no momento em que são atingidas as alíquotas mínimas, a diferença de porcentagem coloca de durar.

6. O come-cotas faz com que o IR seja entrada em dobre?

Não. O come-cotas é cobrado constantemente pela menor porcentagem aceitável. Se a sua aplicação continuar acometida por tempo bastante para adquirir a menor porcentagem, não haverá arrecadação de IR no alforria. Por outro lado, se você adquirir antes de adquirir a menor porcentagem, pagará somente a diferença remanente. Tendo como exemplo, nos fundos com tributação de Prolongado Tempo, o come-cotas será entrada constantemente com porcentagem de 15%. Se você adquirir sua aplicação com um tempo adequado à porcentagem de 17,5%, será cobrada no alforria somente a diferença, isto é, 2,5%.

7. Quem é alheio ao come-cotas ?

Investidores isentos ou imunes à tributação de IR por vigor de legislação característica não estão sujeitos ao come-cotas . Acervo de Investimento com agrupamento tributária de Aquilo que se faz e alguns fundos estruturados similarmente não estão sujeitos ao come-cotas , sendo o IR entrada apenas no alforria da aplicação pelo investidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!